Whatsapp Web: Como Usar no Computador

Whatsapp Web: Como Usar no Computador – Atualmente, o Whatsapp pode ser considerado uma das maiores redes de comunicação presentes na internet.

O aplicativo é usado tanto nos aparelhos de celular quanto nos computadores. Exatamente o que você ouviu: o Whatsapp Web permite a utilização do aplicativo de mensagens em outros aparelhos.

Sendo assim, se você acha muito mais cômodo utilizar um computador ou notebook para mandar mensagens, ouvir áudios e enviar arquivos, então aprenda a como utilizar esse aplicativo tão famoso por meio da web. Com um tutorial simples, será rápido de entender os passos.

Como funciona o WhatsApp Web?

Whatsapp Web

Antes de mais nada, o usuário precisará entrar na página do Whatsapp Web utilizando um dos navegadores de sua preferência. Assim que for possível ter acesso a ela, um QR Code ficará em exibição na sua tela, permitindo que haja o pareamento com o dispositivo que está em suas mãos, seja um smartphone ou um tablet.

Em seguida, utilizando o seu próprio celular, não deixe de abrir as opções do aplicativo, nos três pontinhos que ficam escondidos no canto superior direito da tela. Selecione a opção “Whatsapp Web”. Depois disso, faça o escaneamento do código com a ajuda da câmera, permitindo que ambos os dispositivos fiquem conectados.

É válido lembrar que a versão para a web só poderá funcionar quando ambos os dispositivos, tanto computador quanto celular, estiverem conectados a alguma rede de internet, seja aos dados móveis ou ao WI-FI. Ainda que o seu aparelho celular esteja distante, é possível fazer a utilização.

No entanto, não é possível utilizar o Whatsapp Web quando o smartphone está desligado. Sendo assim, é de extrema importância que fique de olho na carga do aparelho para não acabar ficando sem a possibilidade de enviar mensagens ou não conseguindo enviar um arquivo importante.

Quais os recursos disponíveis do WhatsApp Web?

A versão web pode se assemelhar muito com a mobile, o que é uma grande vantagem para quem precisa utilizar o computador por mais tempo. Dentro das conversas, os usuários poderão tanto enviar quanto receber mensagens, sejam elas por texto, áudio ou imagens.

Além disso, a aplicação de funções como resposta direta e marcação de mensagens como favoritas também está disponível.

O envio dos arquivos de multimídia poderá ser permitido com o compartilhamento de fotos, vídeos ou documentos. Ainda existe a possibilidade de criar e administrar os grupos, bem como visualizar os status dos contatos adicionados na sua lista.

Ainda assim, alguns dos recursos comumente utilizados por meio do celular não poderão ser aplicados ao computador. Compartilhar a própria localização, publicar status e adicionar contatos por meio do navegador não será possível de maneira alguma, visto que são funções exclusivas do mobile.

No entanto, é possível aguardar que algumas atualizações sejam feitas o mais breve possível para o WhatsApp Web. Para quem realmente precisa utilizar os recursos que estão de fora no momento, a única opção disponível é fazer uso do celular e de todas as facilidades disponibilizadas por meio dele.

Temas e customizações da versão web

Outra novidade que pode agradar a muitos dos usuários que precisam utilizar o computador como fonte de comunicação, seja porque o celular anda dando alguns problemas ou porque está carregando, é a customização. O WhatsApp Web oferece diversas otimizações para os seus usuários.

As notificações das mensagens recebidas poderão ser disponibilizadas na área de trabalho. Assim, se estiver esperando por alguma mensagem importante, não irá acabar perdendo a oportunidade de vê-la. Para que isso seja possível, basta clicar nos três pontos na parte superior da tela, clicar em “Configurações – Notificações – Notificações na área de trabalho”.

Se você se incomoda em utilizar a roupagem padrão do WhatsApp, não se preocupe. O modo escuro já está disponível para os usuários. Isso quer dizer que você poderá deixar a sua tela com um fundo preto, podendo clicar em “Configurações – Tema” para que isso seja feito. Além disso, ainda dá para alterar a cor do papel de parede.

Quantos dispositivos podem ficar conectados?

Por ter um acesso totalmente voltado por meio do QR Code, você poderá fazer o login em alguns dispositivos, precisando da autorização do seu aparelho celular para fazê-lo. Sendo assim, em um mesmo navegador, só será possível se conectar ao WhatsApp Web uma única vez.

Caso queira acessar contas diferentes ao mesmo tempo, experimente abrir uma guia anônima no seu computador ou em outro navegador. Também existe uma versão específica para desktop que pode ser baixada e está disponível tanto para a versão de PC quanto para Mac.

Ainda que um mesmo computador só aceite uma única sessão por navegador, é válido lembrar que um mesmo celular pode fazer as mais diversas conexões pelo WhatsApp Web. É importante lembrar, também, que assim que o uso for finalizado, a desconexão da conta deve ser feita para evitar invasões.